3 de agosto de 2014

Cidadania: Usuários do Metrô dão Exemplo a ser Seguido na Plataforma


Fala galera, tudo bem?

Hoje vamos falar um pouco sobre uma situação em que houve a prática da cidadania, em que as pessoas aguardavam o metrô de forma ordenada. 

Situação de Cidadania


Em meu caminho para o trabalho nessa semana, me deparei com uma situação de pessoas praticando a cidadania! As pessoas estavam esperando pelo metrô em fila na estação República, na transferência da linha vermelha para a amarela. Infelizmente, é uma situação rara que não acontece em outras linhas e em outros horários dessa mesma estação. Por mais estranho que possa parecer, quando chego na República por volta das 9h, essa situação é comum mas se chego por volta das 11h isso não ocorre mais!

Pessoas aguardando metrô em fila
Pessoas em fila aguardando pelo metrô da Linha Amarela

Aprendendo com a Cidadania


O mérito dessa situação vai principalmente para dois grupos de pessoas:
  • Usuários do metrô que praticando a cidadania permanecem em fila para aguardar o embarque
  • Seguranças e equipe da ViaQuatro (administradora da linha amarela) que corrigem as pessoas que não ficam na fila, estimulando-as a seguir os outros usuários
E dessa maneira entramos em um ciclo, onde uma pessoa seguindo o que a outra está fazendo, passa também a agir em cidadania, de modo que depois de um certo tempo, não é necessário mais um esforço da equipe da ViaQuatro. E é isso que é necessário para vivermos em cidadania! Simplesmente "copiarmos" uma situação de respeito, uma boa ação e passarmos a adotar em nosso dia a dia!

Agora falando um pouco mais da situação, é ótimo ver as pessoas respeitando a fila e a ordem de chegada para entrarem no metrô, o que devia ser seguido em outros transportes públicos (como outras linhas do metrô, trem e ônibus). Não é porque você está atrasado que tem o direito de passar na frente das outras pessoas que chegaram primeiro, certo?

O que vocês acham pessoal? Compartilhe a sua opinião conosco e envie sua situação de cidadania ou não cidadania para nós: cidadanianobairro@gmail.com

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Eu passo por aí todos os dias rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não uso muito a linha amarela, mas é uma ótima atitude!
    Seria bom se ocorrese nas outras linhas... aliás, o mais importante na verdade seria ter essa porta na plataforma, para dar mais segurança para as pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a porta automática na plataforma da linha amarela (e algumas estações da verde) foi uma grande melhoria no metrô de São Paulo!
      Obrigado pela participação, pessoal!

      Excluir
  3. Acho que precisamos dessas boas experiências para percebermos que é possível mudar. Basta haver a boa vontade, a intenção e a ação de todos nesse sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Margarete! Esperamos que com o blog possamos levar esses exemplos para mais pessoas e melhorarmos a vida em cidadania!
      Obrigado pela participação!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário! O que você achou do nosso post?