Significado e Conceito de Cidadania

Introdução à Cidadania

Nem todos tem uma clara noção do real significado de Cidadania. Apesar disso, ela é praticada e desrespeitada em todos os lugares do nosso dia-a-dia, seja no trabalho, na escola, na faculdade, em festas, no trânsito, no metrô, no ônibus, etc. A cidadania está presente em todas as interações das pessoas e tem como objetivo gerar um melhor relacionamento entre os seres humanos. Mas afinal, o que é cidadania?






Cidadania: pessoas em grupo


Conceito de Cidadania

Agir em cidadania é respeitar os direitos e deveres definidos na Constituição, sendo eles civis, sociais ou políticos. Cidadania é a qualidade daquele que é um cidadão.



Cidadania: Direitos e Deveres


  • No âmbito político, a cidadania é participar da política, tendo direito ao voto, direito a discussão sobre os candidatos, acesso as suas propostas e ao dever de votar com consciência
  • No âmbito social, significa ter direito às condições mínimas para viver em sociedade, como ter acesso a educação, segurança, saúde, trabalho, moradia, mobilidade, etc e o dever de fazer a sua parte para que todos possam viver em sociedade.
  • Já na questão civil, é ter o direito a liberdade individual, a liberdade de expressão, a propriedade e a justiça e o dever de cumprir as leis definidas na constituição.


Informalmente, praticar a cidadania é agir pensando no bem comum e não apenas no que é melhor para você. É não jogar o lixo no chão, atravessar na faixa, dar seu lugar aos idosos, respeitar os outros, respeitar as leis de trânsito, agir pelo próximo, etc...

Um dos intuitos do Blog da Cidadania no Bairro é fornecer exemplos de respeito e desrespeito à cidadania acontecidos no dia-a-dia para educar e conscientizar os cidadãos, além de promover discussões sobre essas situações. Para ver as últimas postagens, acesse a nossa página de Posts ou clique nos links abaixo para ver alguns exemplos:


Exemplos de cidadania:


Exemplos de desrespeito à cidadania:



Compartilhe a sua experiência conosco e envie-nos um email: cidadanianobairro@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! O que você achou do nosso post?