8 de agosto de 2014

Cidadania: Homem Prende Perna no Metrô e Reação das Pessoas é Surpreendente


Olá cidadãos do bairro, tudo bem? 

Hoje vamos falar de um assunto que nos mostra a prática da cidadania. Dezenas de pessoas ofereceram ajuda a um cidadão que estava com a perna presa no vão entre o trem e a plataforma. 



Situação de Cidadania



Nessa semana, na estação do metrô de Stirling em Perth, na Austrália, um usuário escorregou e ficou com a perna presa no vão entre o trem e a plataforma quando tentava embarcar. Observando a situação diversas pessoas se prontificaram a ajudar empurrando o trem e fazendo com que ele conseguisse retirar a perna presa.


plataforma do metrô

Para ver o vídeo no YouTube, acesse o canal da ABC news (site de notícias da Austrália).

Aprendendo com a Cidadania


As pessoas poderiam simplesmente ter ignorado o fato, mas graças ao espírito de cidadania e de pensar no próximo, dezenas de pessoas se comoveram com a situação e começaram a empurrar o trem para que houvesse mais espaço no vão e com isso o homem conseguisse retirar sua perna. Esse vídeo é inspirador e motivador, e nos faz ver que o mundo é feito de pessoas bondosas que pensam no próximo e que acima de tudo, prezam pela Cidadania!

Nessa situação ocorrem dois fatos muito legais que podem ser aplicados em outros momentos:
  • As pessoas copiam bons exemplos: várias pessoas ofereceram ajuda e empurraram o trem quando viram que outros estavam ajudando
  • A "união faz a força": se uma pessoa só empurrasse o trem, o trem não se moveria, mas várias pessoas empurrando trouxe um resultado muito melhor

Agora vocês nos perguntam: Mas como esses dois fatos estão relacionados com a cidadania de maneira geral? 
No primeiro fato, se uma pessoa faz algo correto, ela serve de exemplo para outras pessoas, que ao verem uma boa ação, passam a fazer o mesmo gesto! No segundo fato, quanto mais pessoas derem bons exemplos, mais força teremos para fazer com que mais pessoas pratiquem a cidadania e além disso, mais gente praticando a cidadania leva a mais pessoas servindo de exemplo! 

E dessa maneira, essas duas simples ações podem gerar muitas boas ações e contribuir para um mundo melhor! Tenho certeza que, indiretamente, muitas pessoas foram influenciadas por essa situação e agiriam do mesmo modo caso presenciassem algo semelhante!
No nosso último post, falamos sobre uma situação onde pessoas praticam a cidadania seguindo o exemplo de outras.

Bom pessoal, por hoje é isso. Contem uma boa ação que já fizeram inspirados em outra pessoa!! Ou mandem um email para o blog: cidadanianobairro@gmail.com



Beijos!

2 comentários:

  1. Ah, uma situação assim eu nunca vi, mas o que acontece bastante eh chamarem um segurança quando acontece algum acidente no vagão! E eles chegam rapidinho! :)

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Isso é uma atitude super legal no metrô de São Paulo!
    Isso já aconteceu comigo também algumas vezes, o chato é que se eles são chamados é porque alguma coisa de errado aconteceu dentro do vagão...
    Obrigado pela participação!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário! O que você achou do nosso post?